Quando nós falamos que o número de alunos por sala influencia diretamente na qualidade de ensino, alguns fazem cara feia como quem diz: "Quem ensina um, ensina muitos." Mas, a verdade é que, os que o dizem não têm que enfrentar as mesmas condições que nós professores da rede básica. Quarta-feira passada, estávamos apenas a Samá, o Jonathan, o Eliade e a Karina (via msg pelo celular da Samá), todos do 3°I. Falávamos sobre a Lista 1 quando surgiu a dúvida: Por que escrever 2,0 e não apenas 2? É óbvio que não dá para exigir classes com três alunos, mas, é um exemplo do quão produtivo se torna a aula quando temos que lidar com menos alunos. Eu expliquei a eles que se tratava da representação da certeza que se tinha a respeito do número em questão.
Quando se escreve 2,0, temos dois algarismos significativos sendo que o mais à direita (o zero) é duvidoso; de modo que, se a incerteza for de 0,1, por exemplo, o número real pode estar entre 1,9 e 2,1. Já ao escrever 2, temos apenas um número significativo e este é exatamente o duvidoso, de maneira que nossa leitura é bem menos precisa podendo variar de 1 a 3 se a incerteza for 1, por exemplo, ou de 1,8 a 2,2, no caso de ter uma incerteza de 0,2.
Eu sei que parece bem confuso a princípio, mas, você pode entender melhor vendo estes exemplos dados pelo e-física que é um projeto de ensino de física on-line feito pela Usp. Leia o texto indicado e procure responder qual o comprimento do besouro na figura acima*. Depois, escreva a resposta em um comentário para esta postagem com seu nome completo, número e série. Quem escrever a resposta corretamente irá ganhar um ponto na média final do 1° Bimestre.
Lembre-se, a leitura deve ser apresentada como neste exemplo:
Lembre-se, a leitura deve ser apresentada como neste exemplo:
5,0 ± 0,1 cm
Se você não conseguir escrever o símbolo de 'mais ou menos', copie daqui e cole na resposta. Se isto também não funcionar, escreva:5,0 mais ou menos 0,1 cm
* A régua da figura está graduada em centímetros.
NOME: ELIADE BARBOSA DOS SANTOS
ResponderExcluirN°: 08
SÉRIE: 3°I
RESPOSTA:
1,55 ± 0,05 cm
NOME: KARINA APARECIDA COSTA CAVALIN
ResponderExcluirNº: 23
SÉRIE: 3ºI
RESPOSTA
1,55 ± 0,05 cm
NOME: SAMÁ PEREIRA DOS SANTOS SILVA
ResponderExcluirNº: 37
SÉRIE: 3ºI
RESPOSTA
1,55 ± 0,05 cm
15,5 mm +\- 0,5
ResponderExcluirJonathan oliveira de holanda n: 18 serie: 3-i
15,5 mm +\- 0,6 mm
ResponderExcluirFelipe kretzschmar. N:11. 3-i
1,5 ± 0,10
ResponderExcluir(1,5/0,10)x100 = 0,6%
Stephanie Borges Rabello nº31 3ºL
1,5 mais ou menos 0,10
ResponderExcluirPamela Cristina Rodrigues Costa nº24 3ºL
o besouro mede entre 1,54 e 1,56 cm
ResponderExcluirporque na leitura de uma escala,qualquer medida por comparaçao entre um objeto e uma escala deve incluir além dos digitos exatos (1,5 nesse caso do besourinho)uma estimativa do digito (duvidoso) ENTÃO É ISSO !!
nome:elis regina carvalho de souza Nº 11 SERIE 2ºH
Nome: Wigor Messias Rodrigues Numero:38
ResponderExcluirSerie: 2°I
Resposta:1,54 ± 1,56 cm
First post teacher Luciano
Nome:Jéssica Martins Moreira Numero:23
ResponderExcluirSerie:2°I
Resposta:1,54 ± 1,56 cm
1,55 ±0,1 cm
ResponderExcluirnome:jhonatan kelvim da silva gomes nº25 série:2I
Beatriz Freitas nº04 3ºk
ResponderExcluirResposta:
1,5 ± 0,5 cm
nome:karoline da silva santos nº22 3ªk
ResponderExcluir2,0± 0,5
pelo q entendi sobre o texto o besouro teria 77,5±015,5cm
ResponderExcluirmais na minha opiniao o besouro teria 1,5cm
nome:Rennan de Almeida Santos n°35 serie:3k
Nome:Matheus Atila De Moraes Reis
ResponderExcluirNumero:23
Serie:2°L
Resposta:1,54 mais ou menos 1,56 cm
Nome:Karina santos
ResponderExcluirNumero:17
Serie:2°L
Resposta:1,54 ± 1,56 cm
Nome:Bruno Belido
ResponderExcluirNumero:06
Serie:2°I
Resposta:1,54 ± 1,56 cm
1,55 ± 0,01cm
ResponderExcluirNome: Maria Carolina Ferraz n°:27 série: 3°K
E.E Antônio Raposo Tavares
ResponderExcluirCristopher Celestino da Silva N°09 / série 3/K
1,5±0,5
(0,5/1,5) x100= 33,3%
E.E Antônio Raposo Tavares
ResponderExcluirCristopher Celestino da Silva N°09 / série 3/K
1,5±0,5
(0,5/1,5) x100= 33,3%
1,5 ± 0,5= 2 ou 1cm,Quando se escreve 1,5, temos dois algarismos significativos sendo que o mais à direita (5 cinco) é duvidoso; de modo que, se a incerteza for de 0,5, por exemplo, o número real pode estar entre 1,0 e 2,0.
ResponderExcluirnome:Abner Kim Oliveira dos Santos.
série:3L
nº:01
O Besouro deve medir 1,54±0,01 mm, devido ao algarismo significativo ser à direita após o número 1 estando entre 1,54 e 1,56 e 0,01 milimetros pois a régua está nessa unidade de medida. Daí eu tirei a minha conclusão dessa metragem.
ResponderExcluirMaria Emilia Rodrigues Rocha n° 28 3° K
Nome: Leandro do Nascimento Nunes nº29 Série: 2ºI
ResponderExcluir(1,55 ± 0,05)cm ou 1,55cm ± 0,05cm
O comprimento do besouro é de 1,55 ± 0,05cm.
NOME: Nayane Guerra de Andrade
ResponderExcluirNumero: 25
Série: 1ºM
Professor Luciano segue abaixo a resposta do exercício acima.
1,55 ± 0,1 cm
Desvio relativo proporcional:
(0,1 / 1,55) x 100 = 6,4%
Nathália dos Santos Andrade França n°27 3°j
ResponderExcluirRESPOSTA:(0,09/1,5)*100=6%
1,5 ± 0,19cm
RESPOSTA:1,55±0,01cm
ResponderExcluirNOME:THALITA CORDEIRO Nº37 SÉRIE:3ºK
eu acho q a medida seria essa..
ResponderExcluir7,5 mais ou menos 1,5 cm
Kécio Nunes N°24 3°K
1,5 ±0,1cm
ResponderExcluirAnna Maria de M Cavalcanti n°03 3°J
Gustavo Bigardi Nº15 3ºI
ResponderExcluirO besouro mede 1,55 ± 0,05cm
O desvio relativo percentual é: 3,2%
(0,05/1,55)*100= 3,2%
Acho uma matéria que foge muito do contexto aprendido no ano e no bimestre, e que não passa de uma curiosidade muito complicada.Mas pensando por outro lado é bom saber pra que serve as casas decimais, para conseguir arredondar alguns numeros que tenham algarismos duvidosos!!!!
Lucas Elias n°29 3°I
ResponderExcluirO besouro mede 1,55 ± 0,05cm
O desvio relativo percentual é: 3,2%
(0,05/1,55)*100= 3,2%
Acho até que interessante entender a função dos algarismos significativos, entretanto creio que foge um pouco do conteúdo do primeiro bimestre.
1,5 ± 0,1 cm
ResponderExcluirThais Silva de Sousa N°33 3°J
1,5 ± 1,546; 1,547
ResponderExcluirRaquel Adrieli Proença
nº25 2ºH
Nome:Felipe Diniz
ResponderExcluirSerie:2°I
Numero:16
Resposta:1,54 ± 1,56 cm
Pelo que eu pude observar nesta imagem, é que o besouro tem um comprimento de:
ResponderExcluir1,5±0,1cm
tive essa conclusão pelo que pude observar:
e obviu que o besouro mede 1cm mas tenho uma duvida se ele tem 1,5 ou 1,6 então pelo motivo dou essa resposta: 1,5±0,1cm
Jonata Amorim Pereira 3°J N° 18
Olá Professor A resposta para o comprimento do besouro e:
ResponderExcluir1,5 ± 0,1 cm
Priscila Almeida N° 29 3°J
Professor eu acabei de mandar um comentario mas gostaria que o senhor desconsidera-se pelo motivo que esteja dificel de compreender.
ResponderExcluireu mandei uma resposta assim 1,5±1cm
gostaria de corrigir para 1,5cm ± 0.1mm
Jonata Amorim Pereira 3°J N°18
Obrigado...
Encerrada a Atividade.
ResponderExcluirAgradeço a todos os que participaram.
Para o Lucas e o Gustavo, 3°I, respondo que é justamente por ser um tema diferente do que foi trabalhado que eu considerei como atividade "extra", ou seja, o fato de não fazê-la não prejudicaria suas notas. Agora, é um assunto importante e que deve ser aprendido essencialmente na 1°Série. Isto significa que eu estou apenas enfatizando algo que vocês já deveriam ter visto o que, por si só, já me exime de qualquer responsabilidade para as turmas dos 2°s e 3°s.
Considerações finais:
Na hora de atribuir o ponto às respostas, eu achei por bem considerar três níveis:
1) Respostas certas. (leitura correta e com a unidade);
2) Respostas aceitáveis. (leitura incorreta mas próxima da correta e/ou sem unidade);
3) Respostas erradas. (leitura incorreta e/ou sem unidade);
A resposta certa deveria apresentar a
leitura ± incerteza.
Como leitura, qualquer coisa assim 1,5 cm ou 1,55 cm ou 15 mm ou 15,5 mm está certa. E, como incerteza, você pode usar a menor escala do instrumento (que, neste caso, é 1 mm ou 0,1 cm) ou a metade da menor escala (0,5 mm ou 0,05 cm). Você não pode escrever, por exemplo: 1,55 ± 0,1 cm porque a leitura tem três algarismos significativos e a incerteza tem apenas dois. Portanto, em vez de escrever 1,5 ± 0,05 cm, você deve escrever 1,50 ± 0,05 cm.
Aos que responderam 1,55 ± 0,05 cm ou 15,5 ± 0,5 mm ou 1,5 ± 0,1 cm, eu considerei como resposta certa e, portanto, atribuí um ponto à média do bimestre;
Aos que responderam 1,55 ± 0,1 cm ou 1,55 ± 0,01 cm ou 1,5 ± 0,5 cm ou 2,0 ± 0,5, ou coisa semelhante eu atribuí 0,5 ponto à média do bimestre.
Aos que responderam 1,54 ± 1,56 cm eu atribuí 0,4 ponto à média do bimestre. Isto porque a resposta está incorreta, mas, percebi a intenção de se escrever "entre 1,54 e 1,56" o que equivale a dizer 1,55 ± 0,01 cm. Exceção se faz à Elis, 2°H, que escreveu isto literalmente e, portanto, recebeu 0,5 ponto.
E, finalmente, aos que escreveram coisas como 7,5 ± 1,5 cm ou 77,5 ± 0,15 cm algo semelhante, não foi atribuído nenhum ponto por não terem acertado ou, pelo menos, se aproximado da resposta certa.
Se houver dúvidas, vocês podem me perguntar pessoalmente, ok?
Abraço.