Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

19 abril 2011

O Oceano de Titã

Assim como nós aqui na Terra temos um satélite natural: a Lua, outros planetas também têm os seus. O gigante Júpiter, por exemplo, tem Ganymede, Metis, Adrastea, Io*, Europa, etc.; Marte tem Phobos e Deimos; Netuno tem Larissa, Proteus, e outros. Da mesma forma, Saturno, o sexto planeta na escala de distância ao Sol, tem Pan, Atlas, Prometeus, Pandora, Epimetheus, Janus, Mimas, Enceladus, Tethys, Telesto, Calypso, Dione, Helene, Rhea, Hyperion, Iapetus, Phoebe, além de outros mais, e Titã. Imagine se, fora a Lua, nós tivemos tantos satélites orbitando a Terra. Seria uma verdadeira festa vê-los à noite, não é? Enfim, o fato é que parecem ter descoberto uma evidência de que há um verdadeiro oceano em Titã. E fizeram isto, como sempre, através de observações indiretas. A Ciência tem modos tão interessantes de atuar que é difícil não se vislumbrar com eles. 

* Lê-se i-ó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou da postagem e quiser expressar sua opinião, fique à vontade. Vale dizer que os comentários estão sujeitos à minha aprovação.