Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

17 abril 2011

Posição, velocidade e aceleração


Quando você começa a estudar Física no ensino médio, geralmente, estes são os primeiros conceitos estudados. Embora sejam ideias corriqueiras que todos vivenciamos, isto não significa que seja fácil. Mas, você pode ter uma boa noção através de simulações específicas. 

No movimento retilíneo, temos o Movimento em 2D que é um applet bem simples; você só tem que mover a bolinha para visualizar os vetores que representam sua velocidade e sua aceleração. Em seguida, há o Jogo do labirinto. Este é um pouco mais elaborado, mas, baseado na mesma ideia. Experimente mover a bolinha usando o vetor posição, depois, o vetor velocidade e o vetor aceleração. Tem também o Homem em movimento. Nesta simulação, você move o homem e, automaticamente, vê os gráficos de posição, velocidade e aceleração.

Mas, não podemos nos esquecer dos movimentos circulares. Neste caso, há o Giro 2D da Joaninha e a Rotação da Joaninha; Em que você tem condições de estipular as velocidades angulares do disco em que a Joaninha está. Observe que a aceleração é direcionada para o centro do disco, enquanto que a velocidade é perpendicular ao movimento da Joaninha.

Tente usá-las! Se você sentir alguma dificuldade, ou se não entender o modo de manuseá-las, me pergunte. Com certeza, irá ajudar bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou da postagem e quiser expressar sua opinião, fique à vontade. Vale dizer que os comentários estão sujeitos à minha aprovação.