
No movimento retilíneo, temos o Movimento em 2D que é um applet bem simples; você só tem que mover a bolinha para visualizar os vetores que representam sua velocidade e sua aceleração. Em seguida, há o Jogo do labirinto. Este é um pouco mais elaborado, mas, baseado na mesma ideia. Experimente mover a bolinha usando o vetor posição, depois, o vetor velocidade e o vetor aceleração. Tem também o Homem em movimento. Nesta simulação, você move o homem e, automaticamente, vê os gráficos de posição, velocidade e aceleração.
Mas, não podemos nos esquecer dos movimentos circulares. Neste caso, há o Giro 2D da Joaninha e a Rotação da Joaninha; Em que você tem condições de estipular as velocidades angulares do disco em que a Joaninha está. Observe que a aceleração é direcionada para o centro do disco, enquanto que a velocidade é perpendicular ao movimento da Joaninha.
Tente usá-las! Se você sentir alguma dificuldade, ou se não entender o modo de manuseá-las, me pergunte. Com certeza, irá ajudar bastante.
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