Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

09 abril 2011

Einstein

"Viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio."
Albert Einstein

07 abril 2011

Anomalia Pioneer

Impressão de artista da Sonda Pioneer 10. Nasa.

No início dos anos 70, duas sondas denominadas Pioneer foram lançadas com o objetivo de se estudar os planetas Júpiter e Saturno. Viajaram a uma velocidade de 51000 km/h. A Pioneer 10 demorou 4 meses para chegar à Júpiter e a Pioneer 11 levou 7 meses para alcançar Saturno. Como as sondas foram programadas para emitir periodicamente dados de seu posicionamento à Terra, constatou-se que as sondas não estavam tão longe quanto deveriam. Parecia haver uma força  puxando-as para trás. Por muito tempo, levantaram-se hipóteses para justificar tal fato, mas, só agora, cientistas portugueses parecem ter desvendado o mistério. A perda de velocidade se deu devido à emissão de calor que, refletida na antena da sonda, provocava uma desaceleração pequena, mas, suficiente para diminuir significativamente sua velocidade.

Jorge de Lima

 "Há sempre um copo de mar para um homem navegar."
Jorge de Lima, poeta alagoano

Sem mão-de-obra

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, 69% das empresas não têm mão-de-obra qualificada. A pesquisa aponta a péssima formação básica oferecida pelo país como a causa de tamanha defasagem. Este é um problema muito complicado porque não depende apenas da qualidade dos professores e do desempenho dos alunos. Tudo tem que mudar! Inclusive, a política educacional. Os alunos chegam ao nível médio com problemas tão sérios que é difícil tentar saná-los em três anos, quanto mais, ensinar os conteúdos específicos  desta etapa. Tomara que esta proposta de mudanças para o nível básico ajude.

05 abril 2011

Congestionamento espacial

Foi adiado o lançamento do ônibus espacial Endeavour. Segundo a Nasa, tal decisão se deu de modo a evitar uma chegada simultânea uma vez que  o Progress (ônibus espacial russo) chegará à Estação Espacial Internacional no dia 29/04.

Albert Einstein

"Apenas duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. E não estou muito seguro a respeito do universo."
Albert Einstein

03 abril 2011

Lobato

"Um país se faz com homens e livros."

Monteiro Lobato, escritor paulista.