Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

26 junho 2010

Por que estudar física?

Muitos alunos, principalmente nas vésperas das provas, ou mesmo longe destas quando estão absortos e perdidos sabe-se lá em que dimensão, costumam questionar sobre a utilidade da Física. Acham estranho que alguém possa ter interesse por tal matéria e perguntam por que motivo eu decidi fazer Física. Na tentativa de responder a estas questões, eu sempre digo que meu interesse pela Física se deve ao fato de encontrá-la em tudo. Estudar Física é tentar entender a Natureza e é isto que me estimula porque não há nada mais desafiador do que o prazer de desvendar mistérios e a Natureza está cheia deles. A cada conceito com o qual você se familiariza, porque, acredite, na maioria dos casos, dizer que você entendeu pode ser um tanto pretensioso, você se aproxima mais deste belíssimo enigma. O maior problema enfrentado pelos alunos é exatamente o despreparo em relação às habilidades matemáticas mínimas. É necessário entender que sem estes alicerces, não se consegue fazer muita coisa, pois, não é possível desenvolver a capacidade de abstração tão importante no aprendizado da Física.

Quanto à utilidade da Física, basta olhar o mundo ao seu redor. Sem ela, nós estaríamos muito longe do conforto a que estamos acostumados. Por exemplo, não haveria automóveis, pois estes usam motores cuja construção só foi possível com os estudos das máquinas térmicas. Um aluno que more a 15 km da escola e que entre às 7h da manhã pode acordar por volta das 6h, pois, em média, de ônibus, demora-se cerca de 25 min para fazer este percurso. À pé ou à carroça, ele teria que acordar mais cedo;  Não haveria geladeiras, também oriundas do estudo das máquinas térmicas; Não haveria luz elétrica, o que impossibilitaria o estudo noturno, por exemplo; E muitas outras coisas como o funcionamento de todos os equipamentos elétricos existentes entre os quais o ferro de passar, a máquina de lavar roupa, a televisão, o rádio, etc, aliás, nem teria tudo isto; não haveria celulares. E, sejamos sinceros, os adolescentes certamente não conseguem viver sem os celulares; não haveria computadores, fundamentais e presentes em praticamente tudo; não haveria os equipamentos médicos tão importantes na descoberta dos males que nos aflingem; enfim, poderíamos citar mais exemplos durante horas e, provavelmente, não chegaríamos ao fim.

Só espero que, depois de ler isto, você se convença de que estudar Física é sim muito importante e que, com certeza, não é em vão.

21 junho 2010

O que fazer nas férias?

Ainda falta um pouco para o encerramento das aulas, mas, não custa nada fazer um planejamento antecipado sobre o que faremos nas férias de julho. Para quem não irá viajar e está com o orçamento apertado, há algumas alternativas boas e baratas. Uma delas é o Catavento Cultural, no Parque D. Pedro II, que parece ser um espaço bem interessante para aprender coisas novas. Há ainda a Estação Ciência, na Lapa, e o Museu da Língua Portuguesa, ao lado da Estação da Luz. Se você for até lá, pode aproveitar para visitar o Parque da Luz e a Pinacoteca do Estado. Peça aos seus pais para fazer um destes passeios com você. Vocês irão se divertir!

20 junho 2010

Greenpeace

Outro dia, fui abordado por um dos voluntários do Greenpeace e ele me perguntou se eu não gostaria de ajudar na defesa do nosso planeta. Eu sei que às vezes esse papo parece um pouco de exagero, mas, eu pensei, por que não? Como a maioria das pessoas, eu sempre adiei a minha participação em prol da Ecologia por alegar não ter tempo, mas, esse cara me fez entender que eu não preciso necessariamente fazer como ele que literalmente saiu às ruas para lutar por um mundo melhor. Basta agir de forma mais econômica no dia-a-dia, isto é, não disperdiçar água ao tomar banho, lavar louça, lavar o carro; Não deixar todas as luzes de casa acesas ao mesmo tempo; tentar separar o lixo em plásticos, papéis; Não jogar lixo nas ruas, etc; Agindo assim, já estamos contribuindo para a conservação do meio-ambiente.

Ele me informou também sobre a possibilidade de ser um ciberativista. Por exemplo, recentemente dois ativistas do Greenpeace estão sendo julgados por denunciar uma rede de caça às baleias no Japão. Eles podem passar cerca de dez anos na prisão! O Greenpeace fez uma petição que pode ser assinada pela Internet em favor destes ativistas. Além dessa, há outras petições em defesa de outros assuntos ligados à Natureza. Se você tiver um tempinho, visite o site do Greenpeace e assine também. Eu já assinei!