Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

14 junho 2010

Estados da Matéria e Estudo dos Gases

Para o pessoal da 2° Série, há um applet interessante sobre mudanças de fase. Você tem condições de ver o que acontece quando se altera a pressão, a temperatura e o volume acompanhando automaticamente no diagrama de estado que fica à direita. Além disso, você pode mudar a substância dentro do recipiente (água, oxigênio, neônio e argônio) e pode, se quiser, brincar com a energia de atração ao alterar o raio dos átomos. É muito instrutivo! Recomendo o seu uso.


Para aprender um pouco sobre a equação geral dos gases perfeitos, você pode usar o applet abaixo. Nele, há como testar as Leis de Charles, Gay-Lussac e Boyle-Mariotte uma vez que você pode manter ou a pressão, ou o volume ou a temperatura constantes.

13 junho 2010

A gravidade da Terra!

Quando um objeto cai de suas mãos, você nem sempre pára pra pensar no porquê, não é verdade? Mas, pra sua sorte, existem seres iluminados (os físicos) que pensam em coisas assim. É óbvio que você sabe que isto acontece por causa da gravidade, mas, você sabe o que é a gravidade? Uma das mentes mais brilhantes do século XX, Albert Einstein, ao falar de tal fato, se expressou da seguinte maneira:
"Esse estranho efeito exercido à distância pelas coisas pode ser chamado de gravitação."
O efeito estranho que Einstein citou nada mais é do que a gravidade que a Terra e todos os demais corpos exercem entre si. Deste modo, uma pedra "cai" porque atrai e é atraída pela Terra. O que você talvez não saiba é que esta pedra, ao cair, cai acelerada. Esta aceleração já foi medida inúmeras vezes e vale cerca de 9,8 m/s². Ou seja, a pedra e todos os demais corpos, quando caem sobre a Terra, caem acelerados a quase 10 m/s². Isto significa que sua velocidade aumenta em 10 m/s a cada segundo. 
Uma das várias formas de medir a gravidade da Terra é usar um pêndulo. Quando amarramos uma pedra a um barbante e deixamos ela oscilar, o tempo que ela demora para ir e voltar (seu período) se relaciona com a gravidade assim:

T² = 4.3,14².l/g
sendo l o comprimento do barbante e g a aceleração da gravidade da Terra.
Se nós medirmos o tempo T, podemos calcular a aceleração da gravidade da Terra g.

g = 4.3,14².l/T²
Para testar a fórmula acima, você pode usar o applet:
http://phet.colorado.edu/simulations/sims.php?sim=Pendulum_Lab

Use o photogate timer do lado direito para medir T e substitua na equação acima para obter g.
Além disso, você pode brincar fazendo algumas alterações como mudar o experimento para outro lugar. O que acontece com o movimento do pêndulo em Moom ou Jupiter? E se você puser g = 0?
Você consegue saber qual é o valor de g no planeta X?
Obs.: a fórmula acima só pode ser usada para ângulos pequenos. Use no máximo uns 5°.

Simulações

Uma das coisas mais difíceis no estudo da física é a visualização dos fenômenos. Como o tempo é escasso e nem sempre temos um aparato experimental que nos permita entrar em contato com a prática, uma ótima alternativa é usar os applets. Applets nada mais são do que simulações feitas em computador com as quais nós podemos interagir. A Universidade do Colorado tem vários applets muito bons sobre química, biologia e física. (Clique em "Simulações" no menu acima). Você precisa ter o programa para rodar aplicações em Java que também está disponível no site. Dê uma olhada. Vale a pena.