Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

16 abril 2011

Alunissagem


Faça de conta que está em uma missão espacial e seja o piloto responsável por pousar a espaçonave na Lua. Esta simulação é interessante porque você pode optar por deixar visíveis as forças atuantes sobre a nave; bem como a própria força resultante. Você deve explorar o espaço lunar fazendo o maior número possível de alunissagens; isso mesmo, se na Terra, há aterrissagens, na Lua, há alunissagens. Mas, já vou avisando: não é fácil! ;-)

Um bom professor, um bom começo


"Sem bons professores não teremos bons médicos, bons economistas, bons engenheiros e nem mesmo outros bons professores. Valorizar os bons professores é uma lição de casa que todos nós precisamos fazer."
Mozar Neves Ramos, conselheiro da Campanha Todos pela Educação.

Theophile Gautier

"Com paciência e perseverança tudo se alcança."
Theophile Gautier, escritor francês.

15 abril 2011

Cargas e Campos


Outra simulação muito legal desenvolvida pela Universidade do Colorado. Dá pra visualizar os campos elétricos de várias cargas no espaço.

Emilio Castelar y Ripoll

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude."
Emilio Castelar y Ripoll, político e escritor espanhol.

14 abril 2011

Eletricidade


Para o pessoal da 3° Série que está estudando os princípios da eletricidade, há algumas simulações muito legais. As duas primeiras tratam da eletrização. Como fazer materiais como balões ou até nossos próprios corpos ficarem eletrizados? E o que acontece depois da eletrização? Veja como nestas duas simulações muito bacanas. A do John Travoltagem é minha preferida.


Em seguida, ao estudarmos o campo elétrico, há uma simulação bem simples que dá a ideia de como as partículas se comportam em um campo criado por você mesmo.

Esta aqui é uma das aplicações mais importantes no estudo dos campos elétricos uniformes, uma vez que os capacitores estão em praticamente todos os aparelhos eletrônicos conhecidos. Eles armazenam energia ao "prender" as cargas elétricas.

E, finalmente, temos uma simulação que mostra fielmente a interação entre cargas elétricas e seus respectivos campos de forma lúdica. Dá até para se divertir tentando resolver os problemas à medida que fica mais difícil. Tente fazer o gol usando apenas cargas positivas; se você conseguir, tente usar apenas cargas negativas; e, depois, tente usar os dois tipos ao mesmo tempo. É muito bom!

Isaac Newton

"Se fiz descobertas grandiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."
Isaac Newton, físico inglês.

Immanuel Kant

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."
Immanuel Kant, filósofo prussiano.

13 abril 2011

Oportunidade de trabalho no exterior

De olho nas perspectivas quanto à idade populacional em um futuro próximo, o governo do Canadá está buscando jovens profissionais interessados em morar lá. Fora a diferença de clima e o idioma (já que lá se fala francês), esta é uma boa chance para quem pretende ganhar mais e aprender outra cultura. Há programas nacionais que ajudam a quem estiver interessado. Dê uma olhadinha! Não custa! Leia mais.


OpenCulture

Conforme indicação da prof. Rosamaria, segue um site interessante no qual você pode assistir a vídeos sobre variados temas. De acordo com o texto de divulgação, é uma espécie de Youtube inteligente.

Nelson Mandela

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul

12 abril 2011

Voltaire

"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade."
Voltaire, filósofo francês.

11 abril 2011

384 mil km !?

Em novenbro, este asteroide irá passar muito, mas, muito perto mesmo da Terra. Só para se ter uma ideia, esta é a órbita média da Lua. Apesar de ter cerca de 11%  do diâmetro lunar, uma universidade norte-americana classificou o fato como potencialmente perigoso. E, será, no mínimo, curioso! Espero que ele realmente não esteja em rota de colisão. ;-)

10 abril 2011

James Russel Lowell

"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades."
James R. Lowell, poeta norte-americano