Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

14 abril 2011

Eletricidade


Para o pessoal da 3° Série que está estudando os princípios da eletricidade, há algumas simulações muito legais. As duas primeiras tratam da eletrização. Como fazer materiais como balões ou até nossos próprios corpos ficarem eletrizados? E o que acontece depois da eletrização? Veja como nestas duas simulações muito bacanas. A do John Travoltagem é minha preferida.


Em seguida, ao estudarmos o campo elétrico, há uma simulação bem simples que dá a ideia de como as partículas se comportam em um campo criado por você mesmo.

Esta aqui é uma das aplicações mais importantes no estudo dos campos elétricos uniformes, uma vez que os capacitores estão em praticamente todos os aparelhos eletrônicos conhecidos. Eles armazenam energia ao "prender" as cargas elétricas.

E, finalmente, temos uma simulação que mostra fielmente a interação entre cargas elétricas e seus respectivos campos de forma lúdica. Dá até para se divertir tentando resolver os problemas à medida que fica mais difícil. Tente fazer o gol usando apenas cargas positivas; se você conseguir, tente usar apenas cargas negativas; e, depois, tente usar os dois tipos ao mesmo tempo. É muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou da postagem e quiser expressar sua opinião, fique à vontade. Vale dizer que os comentários estão sujeitos à minha aprovação.