Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

02 abril 2011

Unicamp

32 % dos convocados no vestibular vieram de escolas públicas. Universidade dá 5% de bônus na nota de estudantes do ensino público.

Drummond

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede."

Carlos Drummond de Andrade, poeta mineiro

Mais leitura!


Recente pesquisa feita pela campanha Todos pela Educação revela o que já se esperava: muitos de nossos alunos não têm livros em casa. De acordo com o levantamento, cerca de 40 % dos estudantes têm cerca de 10 livros em suas prateleiras. Isto é mais uma prova de que não se tem o hábito de ler no Brasil. Lemos muito pouco e o que lemos (na Internet, em revistas, etc) não estimula a capacidade de interpretação pois, são textos, em sua maioria, cheios de ilustrações.

Veja a reportagem aqui.

31 março 2011

Mercúrio, Mercúrio, Mercúrio

A bola da vez. O planeta Mercúrio está agora no centro das atenções entre físicos, astrônomos, astrofísicos e todos os cientistas que se preocupam com as descobertas espaciais. Foram divulgadas as imagens feitas pela Sonda Messenger. Os pesquisadores querem saber se há água em alguma das crateras fotografadas.

Veja o vídeo feito por uma TV portuguesa.

A Terra é redonda?

Formato da Terra
De acordo com um mapeamento feito pelo satélite GOCE da ESA (Agência Espacial Européia), este é o formato da Terra. Para os alunos que não conseguem ver o óbvio e insistem em me perguntar a razão pela qual se estuda Física, aqui está um exemplo magnífico. O conhecimento da verdadeira forma terrestre pode nos ajudar a entender, por exemplo, como fenômenos naturais ocorrem. Deste modo, tsunamis e terremotos como os que flagelaram o Japão recentemente podem ser previstos com muito mais antecedência, o que, certamente, salvaria muitas vidas. E, se isto não for uma boa justificativa para estudar Física, então, não há mais nada a dizer. Vale lembrar que o prospecto terrestre elaborado pelo satélite foi feito com base em interações gravitacionais. Assunto este totalmente ligado à Física.

30 março 2011

Willian Shakespeare

"Lembrar é fácil para quem tem memória. Esquecer é difícil para quem tem coração."

Willian Shakespeare, escritor inglês

Foto de Mercúrio


Esta é a primeira foto tirada pela sonda Messenger que entrou em órbita em torno de Mercúrio no dia 19/03. Amanhã a Nasa irá divulgar mais das 363 fotos tiradas pela sonda.

28 março 2011

Willian Faulkner

"Não tente ser melhor que seus contemporâneos e predecessores, tente ser melhor do que você mesmo."
Faulkner, escritor norte americano.