Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

31 março 2011

A Terra é redonda?

Formato da Terra
De acordo com um mapeamento feito pelo satélite GOCE da ESA (Agência Espacial Européia), este é o formato da Terra. Para os alunos que não conseguem ver o óbvio e insistem em me perguntar a razão pela qual se estuda Física, aqui está um exemplo magnífico. O conhecimento da verdadeira forma terrestre pode nos ajudar a entender, por exemplo, como fenômenos naturais ocorrem. Deste modo, tsunamis e terremotos como os que flagelaram o Japão recentemente podem ser previstos com muito mais antecedência, o que, certamente, salvaria muitas vidas. E, se isto não for uma boa justificativa para estudar Física, então, não há mais nada a dizer. Vale lembrar que o prospecto terrestre elaborado pelo satélite foi feito com base em interações gravitacionais. Assunto este totalmente ligado à Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou da postagem e quiser expressar sua opinião, fique à vontade. Vale dizer que os comentários estão sujeitos à minha aprovação.