Quando nós falamos que o número de alunos por sala influencia diretamente na qualidade de ensino, alguns fazem cara feia como quem diz: "Quem ensina um, ensina muitos." Mas, a verdade é que, os que o dizem não têm que enfrentar as mesmas condições que nós professores da rede básica. Quarta-feira passada, estávamos apenas a Samá, o Jonathan, o Eliade e a Karina (via msg pelo celular da Samá), todos do 3°I. Falávamos sobre a Lista 1 quando surgiu a dúvida: Por que escrever 2,0 e não apenas 2? É óbvio que não dá para exigir classes com três alunos, mas, é um exemplo do quão produtivo se torna a aula quando temos que lidar com menos alunos. Eu expliquei a eles que se tratava da representação da certeza que se tinha a respeito do número em questão.
Quando se escreve 2,0, temos dois algarismos significativos sendo que o mais à direita (o zero) é duvidoso; de modo que, se a incerteza for de 0,1, por exemplo, o número real pode estar entre 1,9 e 2,1. Já ao escrever 2, temos apenas um número significativo e este é exatamente o duvidoso, de maneira que nossa leitura é bem menos precisa podendo variar de 1 a 3 se a incerteza for 1, por exemplo, ou de 1,8 a 2,2, no caso de ter uma incerteza de 0,2.
Eu sei que parece bem confuso a princípio, mas, você pode entender melhor vendo estes
exemplos dados pelo
e-física que é um projeto de ensino de física on-line feito pela Usp. Leia o texto indicado e procure responder qual o comprimento do besouro na figura acima*. Depois, escreva a resposta em um
comentário para esta postagem com seu nome completo, número e série. Quem escrever a resposta corretamente irá ganhar
um ponto na média final do 1° Bimestre.
Lembre-se, a leitura deve ser apresentada como neste exemplo:
5,0 ± 0,1 cm
Se você não conseguir escrever o símbolo de 'mais ou menos', copie daqui e cole na resposta. Se isto também não funcionar, escreva:
5,0 mais ou menos 0,1 cm
* A régua da figura está graduada em centímetros.