Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

23 abril 2011

Jean-Jacques Rousseau

"Só se é curioso na proporção de quanto se é instruído."
Jean-Jacques Rousseau, filósofo e escritor suíço.

22 abril 2011

Algarismos significativos


Quando nós falamos que o número de alunos por sala influencia diretamente na qualidade de ensino, alguns fazem cara feia como quem diz: "Quem ensina um, ensina muitos." Mas, a verdade é que, os que o dizem não têm que enfrentar as mesmas condições que nós professores da rede básica. Quarta-feira passada, estávamos apenas a Samá, o Jonathan, o Eliade e a Karina  (via msg pelo celular da Samá), todos do 3°I. Falávamos sobre a Lista 1 quando surgiu a dúvida: Por que escrever 2,0 e não apenas 2? É óbvio que não dá para exigir classes com três alunos, mas, é um exemplo do quão produtivo se torna a aula quando temos que lidar com  menos alunos. Eu expliquei a eles que se tratava da representação da certeza que se tinha a respeito do número em questão. 

Quando se escreve 2,0, temos dois algarismos significativos sendo que o mais à direita (o zero) é duvidoso; de modo que, se a incerteza for de 0,1, por exemplo, o número real pode estar entre 1,9 e 2,1. Já ao escrever 2, temos apenas um número significativo e este é exatamente o duvidoso, de maneira que nossa leitura é bem menos precisa podendo variar de 1 a 3 se a incerteza for 1, por exemplo, ou de 1,8 a 2,2, no caso de ter uma incerteza de 0,2.

Eu sei que parece bem confuso a princípio, mas, você pode entender melhor vendo estes exemplos dados pelo e-física que é um projeto de ensino de física on-line feito pela Usp. Leia o texto  indicado e procure responder qual o comprimento do besouro na figura acima*. Depois, escreva a resposta em um comentário para esta postagem com seu nome completo, número e série. Quem escrever a resposta corretamente irá ganhar um ponto na média final do 1° Bimestre.

Lembre-se, a leitura deve ser apresentada como neste exemplo:
5,0 ± 0,1 cm
Se você não conseguir escrever o símbolo de 'mais ou menos', copie daqui e cole na resposta. Se isto também não funcionar, escreva:
5,0 mais ou menos 0,1 cm

* A régua da figura está graduada em centímetros.

Vênus e Urano


Nesta manhã de sábado, antes do nascer do Sol, estes dois planetas estarão visíveis a olho nu num fenômeno chamado de conjunção. Você deve olhar para o leste um pouco acima da linha do horizonte. Vênus estará um pouco abaixo de Urano e à sua esquerda. Além de ser muito mais brilhante do que este. Isto porque Urano está a 20 UA* de Vênus, ou seja, 20 vezes a distância entre a Terra e o Sol. Mas, atenção!, procure olhar nesta direção antes do nascer do Sol (que ocorrerá por volta de 6h23) para evitar ferir os seus olhos. Assim que os primeiros raios despontarem, não tente ver mais nada, ok?

*UA (Unidade Astronômica): 1 UA é a distância entre a Terra e o Sol que equivale aproximadamente a 150 milhões de quilômetros.

21 abril 2011

John Dewey

"Todo grande progresso da ciência resultou de uma nova audácia da imaginação."
John Dewey, filósofo e pedagogo norte-americano

20 abril 2011

Medo de falar em público?


Leia reportagem sugerida pela Prof. Rosamaria sobre como vencer este obstáculo.

Aristóteles

"É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."
Aristóteles, filósofo grego.

19 abril 2011

O Oceano de Titã

Assim como nós aqui na Terra temos um satélite natural: a Lua, outros planetas também têm os seus. O gigante Júpiter, por exemplo, tem Ganymede, Metis, Adrastea, Io*, Europa, etc.; Marte tem Phobos e Deimos; Netuno tem Larissa, Proteus, e outros. Da mesma forma, Saturno, o sexto planeta na escala de distância ao Sol, tem Pan, Atlas, Prometeus, Pandora, Epimetheus, Janus, Mimas, Enceladus, Tethys, Telesto, Calypso, Dione, Helene, Rhea, Hyperion, Iapetus, Phoebe, além de outros mais, e Titã. Imagine se, fora a Lua, nós tivemos tantos satélites orbitando a Terra. Seria uma verdadeira festa vê-los à noite, não é? Enfim, o fato é que parecem ter descoberto uma evidência de que há um verdadeiro oceano em Titã. E fizeram isto, como sempre, através de observações indiretas. A Ciência tem modos tão interessantes de atuar que é difícil não se vislumbrar com eles. 

* Lê-se i-ó.

Mário Quintana

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem."
Mário Quintana, poeta e jornalista gaúcho.

18 abril 2011

Olimpíada Brasileira de Matemática

Estão abertas as incrições para a 7° Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Acesse o site: www.obmep.org.br.

Suporte matemático

Depois que você começa a estudar física, acaba percebendo que precisa usar muito a matemática. Estas são duas simulações também desenvolvidas pelo pessoal da Universidade do Colorado que ajudam a entender dois conceitos um tanto quanto complicados na prática: gráficos de funções de primeiro e segundo graus e soma de vetores.

Com esta simulação, você pode construir vários gráficos de equações. Basta alterar o valor dos coeficientes. Tente colocar valores diferentes positivos e negativos e veja o que acontece. Observe que se o coeficiente a = 0, temos retas; ou seja, o coeficiente do termo x² é que define se a função é de 2° grau.

Com esta, você consegue ver facilmente como fazer para somar vetores. Arraste os vetores da cesta e clique em "Mostrar soma". Tente primeiro reproduzir a figura ao lado.


Para abrir as simulações, clique nas imagens acima.

Cuidado com sua postura

Júlio Verne

"A ciência se compõe de erros que, por sua vez, são os passos até a verdade."
Júlio Verne, escritor francês.

17 abril 2011

Cyberbullying



Você já ouviu falar em cyberbullying? Recentemente, este tema tem sido muito tratado pelos especialistas em educação; principalmente, depois da tragédia ocorrida no Rio de Janeiro. Você certamente deve fazer parte de pelo menos um dos famosos sites de relacionamento: Orkut, Twitter, Facebook; caso você tenha presenciado a criação de comunidades que estimulem a violência de alguma forma ou  de mensagens ofensivas contra alguém, denuncie. Agora, se você próprio costuma participar de comunidades deste tipo, não faça mais isso. Lembre-se de que ninguém gosta de ser humilhado; ainda que pela Internet. 

Para denunciar quaisquer iniciativas desta natureza, há um site específico: o SaferNet. A denúncia é anônima e você pode acompanhar as investigações feitas pelo site. Além disso, você pode baixar uma cartilha (basta clicar no quadro acima) com várias dicas de como se proteger no mundo virtual. Leia também esta matéria indicada pela Prof. Rosamaria.

Posição, velocidade e aceleração


Quando você começa a estudar Física no ensino médio, geralmente, estes são os primeiros conceitos estudados. Embora sejam ideias corriqueiras que todos vivenciamos, isto não significa que seja fácil. Mas, você pode ter uma boa noção através de simulações específicas. 

No movimento retilíneo, temos o Movimento em 2D que é um applet bem simples; você só tem que mover a bolinha para visualizar os vetores que representam sua velocidade e sua aceleração. Em seguida, há o Jogo do labirinto. Este é um pouco mais elaborado, mas, baseado na mesma ideia. Experimente mover a bolinha usando o vetor posição, depois, o vetor velocidade e o vetor aceleração. Tem também o Homem em movimento. Nesta simulação, você move o homem e, automaticamente, vê os gráficos de posição, velocidade e aceleração.

Mas, não podemos nos esquecer dos movimentos circulares. Neste caso, há o Giro 2D da Joaninha e a Rotação da Joaninha; Em que você tem condições de estipular as velocidades angulares do disco em que a Joaninha está. Observe que a aceleração é direcionada para o centro do disco, enquanto que a velocidade é perpendicular ao movimento da Joaninha.

Tente usá-las! Se você sentir alguma dificuldade, ou se não entender o modo de manuseá-las, me pergunte. Com certeza, irá ajudar bastante.

Félicité Robert de Lamennais

"A ciência serve para nos dar uma ideia de quão extensa é a nossa ignorância."
Félicité Robert de Lamennais, filósofo e escritor francês.