Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

28 junho 2010

My blog is carbon neutral!

Enquanto tantos usam a Internet para os mais variados fins - alguns pouco louváveis - sempre podemos encontrar iniciativas boas e criativas. Este site (cujo link, disponibilizo abaixo) incentiva e valoriza aqueles que tentam de alguma forma reduzir os danos causados à Natureza e planta uma árvore por blog em troca apenas de sua simples divulgação. Acho muito justo! Parabéns!

http://www.kaufda.de/umwelt/carbon-neutral/how-you-can-join/

Winplot

O estudo dos gráficos é extremamente importante tanto para a Física quanto para outras disciplinas. Saber interpretar gráficos corretamente pode ser muito útil uma vez que eles estão repletos de informações que podem ser rapidamente visualizadas. E a melhor forma de aprender a interpretá-los é aprender a construí-los. Sempre que possível, tento ensinar aos alunos um pouco sobre isto. Para quem tem dificuldade ou para quem já domina e gosta de brincar com softwares gráficos uma ótima opção é o Winplot que foi desenvolvido pelo Prof. Richard Perris da Phillips Exeter Academy em meados de 1985. É muito fácil de usar e oferece uma infinidade de recursos como, por exemplo, a construção de gráficos em 3 dimensões. Mas, se você se interessou e não tem muita familiaridade, comece pelos gráficos em 2 dimensões mesmo. Você pode baixá-lo na minha Pasta, pode dar uma googlada ou, se quiser, pode ir direto à fonte no site do Prof. Perris, mas, não deixe de usá-lo; além de gratuito, é muito legal!

http://math.exeter.edu/rparris/