Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

12 junho 2010

Como aprendemos?

Conhecer o modo como nosso cérebro processa as novas informações pode ser muito útil no sentido de melhorar e acelerar o aprendizado. Do momento em que nos deparamos com um assunto novo pela primeira vez ao instante em que temos certeza de tê-lo aprendido, existem algumas fases pelas quais temos que passar. É óbvio que há muita controvérsia sobre isso e os especialistas no assunto talvez não concordem totalmente com a minha forma de pensar, mas vocês verão que faz sentido:

De forma geral, as etapas são as seguintes:

1 - Você é apresentado ao tema.
Pode ser algo totalmente desconhecido, estranho para você ou pode ser algo que você não entende, mas com o qual já tem certa intimidade. Esta seria a fase inicial;

2 - Você começa a descobrir, a explorar o assunto.
Você precisa pensar no assunto como um quebra-cabeças cujas peças estão sendo mostradas a você passo-a-passo. Você não pode saber como fica o quebra-cabeças totalmente porque não sabe exatamente quais são suas partes, mas, a medida que você pensar sobre as peças, pouco a pouco, você vai se familiarizando a elas.

3 - Você entra no estágio da confusão.
Depois de meditar um pouco sobre o assunto, você já é capaz de associar peças em pequenos grupos que posteriormente serão conectados, mas é possível que você não consiga fazer essa conexão de imediato e, aí, vem a fase da confusão. Esta etapa é geralmente o ponto decisivo que definirá se você irá conseguir aprender ou não porque, geralmente, nós nos desestimulamos a continuar quando encontramos tal dificuldade. O que você deve saber é que isto é natural! Não é porque você não consegue. É porque se trata de uma etapa natural do processo.

4- Você já conhece bem as partes, só falta uni-las.
Neste ponto, você consegue falar sobre os grupos de peças, consegue inclusive dizer quais partes devem ser ligadas, mas não chegou ao fim. Você tem que rever todos os pontos olhando novamente cada peça uma a uma. Ajuda muito fazer rascunhos que o auxiliem a pensar.

5- Você está quase lá.
Depois de conectar todos os grupos de peças, você já conhece o assunto e é capaz de reproduzi-lo integralmente, mas não está em condições de aplicá-lo em situações diferentes. Ainda precisa exercitar de modo a fixar as idéias básicas e estar preparado para as possíveis variações.

6- Fim.
É claro que a gente nunca pode dizer que sabe tudo sobre um assunto. Mas, nesta fase você já o conhece o suficiente para poder usá-lo de forma correta, ou seja, além de montar o quebra-cabeças, você é capaz de falar sobre ele, comentar sobre a sua estrutura, quais são suas partes mais difíceis, mais fáceis, etc. E, além disso, pode usar seu modelo na montagem de outros quebra-cabeças semelhantes.

O mais importante de tudo é você entender que há um momento em que você se sentirá incapaz de prosseguir. E isso sempre vai acontecer, mas, não porque você é incapaz e, sim, porque se trata de uma etapa natural. Todos passamos por isso. Mas, o estudo exige empenho. Não adianta se lamentar por não conseguir entender certas coisas se você não faz por merecer. Todos que se esforçam conseguem chegar lá.

11 junho 2010

O que é estudar?

Muitos alunos têm a falsa idéia de que estudar é simplesmente ir à escola e copiar o que o professor passa na lousa. Estudar é muito mais do que isso. Estudar é dedicar parte do seu tempo a um assunto com o objetivo de entendê-lo o máximo possível. Você precisa realmente investir o seu tempo pensando sobre o tema se deseja dominá-lo. Não há mágica, trata-se de esforço e recompensa. Assistir a aula é apenas parte do processo. Mesmo que você assista a uma aula prestando bastante atenção a tudo que for dito pelo professor, ainda assim não conseguirá absorver o conteúdo totalmente. Além da aula você deve tentar fazer os exercícios sozinho e, caso haja dúvidas, peça ajuda ao seu professor.
O problema é que os alunos que não costumam fazer isso tendem a desistir no primeiro obstáculo que encontram. Por que é tão difícil para uma pessoa sedentária começar uma rotina de exercícios? Porque a falta de condicionamento faz com que ela perca a motivação. Nosso cérebro funciona da mesma forma. Mas, não pense que é tarde pra recomeçar. Você pode mudar a sua postura a qualquer momento, basta ter vontade.
A maneira correta de estudar é criar uma rotina de estudos. Não há uma regra! Você deve estabelecer os seus horários e se adaptar a eles. Tem que haver uma frequência. Faça isso e você verá como seu rendimento vai melhorar. Depois que a gente toma gosto por aprender, não quer mais parar. Torna-se um vício.