Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

11 junho 2010

O que é estudar?

Muitos alunos têm a falsa idéia de que estudar é simplesmente ir à escola e copiar o que o professor passa na lousa. Estudar é muito mais do que isso. Estudar é dedicar parte do seu tempo a um assunto com o objetivo de entendê-lo o máximo possível. Você precisa realmente investir o seu tempo pensando sobre o tema se deseja dominá-lo. Não há mágica, trata-se de esforço e recompensa. Assistir a aula é apenas parte do processo. Mesmo que você assista a uma aula prestando bastante atenção a tudo que for dito pelo professor, ainda assim não conseguirá absorver o conteúdo totalmente. Além da aula você deve tentar fazer os exercícios sozinho e, caso haja dúvidas, peça ajuda ao seu professor.
O problema é que os alunos que não costumam fazer isso tendem a desistir no primeiro obstáculo que encontram. Por que é tão difícil para uma pessoa sedentária começar uma rotina de exercícios? Porque a falta de condicionamento faz com que ela perca a motivação. Nosso cérebro funciona da mesma forma. Mas, não pense que é tarde pra recomeçar. Você pode mudar a sua postura a qualquer momento, basta ter vontade.
A maneira correta de estudar é criar uma rotina de estudos. Não há uma regra! Você deve estabelecer os seus horários e se adaptar a eles. Tem que haver uma frequência. Faça isso e você verá como seu rendimento vai melhorar. Depois que a gente toma gosto por aprender, não quer mais parar. Torna-se um vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou da postagem e quiser expressar sua opinião, fique à vontade. Vale dizer que os comentários estão sujeitos à minha aprovação.