Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

18 março 2011

Pare Angra III


Diante dos fatos recentes ocorridos no Japão, muitos especialistas em energia se reuniram para discutir a real necessidade da construção de uma nova usina nuclear no Brasil. Nosso país tem potencial para explorar várias fontes de energia de modo que uma usina nuclear é cara e desnecessária. Pensando nisso, o Greenpeace elaborou uma petição cujo objetivo é pedir à presidente Dilma que pare com as obras da Angra III. Assine você também. Exerça sua cidadania de modo saudável. Seria muito triste se acontecesse algo semelhante e nós tivéssemos que evacuar o país como estão fazendo muitos japoneses e outros que vivem lá no Japão.

A superlua


Se você ler e se lembrar deste post no sábado, dê uma olhadinha para a nossa vizinha, a Lua. Se a noite for clara, sem muitas nuvens, você terá a ilusão de que a Lua parecerá muito maior do que o normal. Isto se dá, primeiro, porque realmente a Lua estará mais próxima uma vez que em sua órbita ao redor da Terra, há pontos em que ela se aproxima (cujo máximo é o periélio como agora) e pontos em que ela se afasta (afélio); e, segundo, há uma ilusão de fato que nos faz pensar que as proporções da Lua mudaram. Se você se interessou, clique no link abaixo e veja as explicações para o fenômeno. E, claro, não deixe de dar uma olhadinha no céu.

16 março 2011

Sonda Messenger em Mercúrio

Sonda Messenger
Ela está programada para entrar em órbita ao redor de Mercúrio amanhã. Um dos grandes problemas é a proximidade do planeta em relação ao Sol. Tal sonda deve ser extremamente resistente às altas temperaturas e à radiação. Clique aqui e leia mais a respeito.

Monte um átomo

Uma das melhores formas de se entender os conceitos físicos é através do uso das simulações (ou applets). Esta é fantástica porque você pode montar um átomo à medida que insere prótons e nêutrons no núcleo e elétrons nas órbitas. Experimente.

15 março 2011

Educação no trânsito

Não são apenas os motoristas que devem tomar cuidado no trânsito. Muitas vezes nós, pedestres, colocamos nossas vidas em risco por desconhecer as leis de trânsito e, principalmente, por desrespeitá-las. Aprenda um pouco sobre isto com a turminha da Mônica aqui.

A Energia Escura e a Bolha Cósmica

Telescópio Hubble
Uma coisa é evidente: o Universo está se expandindo. Agora, como explicá-lo é outra história. Há várias teorias criadas pelos cientistas que se dedicam a tão interessante trabalho, mas, parece que não dá para pensar em expansão sem considerar a famosa "energia escura". Veja aqui as novas descobertas dos astrônomos sobre esse tema tão fascinante.

14 março 2011

Pessoas gentis são mais atraentes

Leiam esta interessante matéria indicada pela Prof. Rosamaria.

Clique aqui para ler.

O Japão e suas Usinas Nucleares



Descubra como é o funcionamento de uma usina nuclear e entenda o receio atual do Japão em relação a suas usinas clicando aqui.