Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

16 outubro 2010

Energia

Para a galerinha das primeiras séries, ficou reservado o estudo da Energia. Este tópico é fundamental pois a energia está presente em tudo e de várias formas sendo que o aluno deve saber distingui-los e entender uma das ideias mais importantes a este respeito: a impossibilidade de se criar ou destruir a energia. O que acontece é que as diferentes formas de energia estão em constante transformação. Deste modo, a energia química dos gases nos botijões se transforma em energia térmica que aquece os alimentos; a energia mecânica das quedas d'água nas hidrelétricas se transforma em energia elétrica; a energia da rede elétrica em nossas casas se transforma em energia mecânica nos liquidificadores e assim por diante.

O que nós faremos é restringir um pouco este estudo a apenas  dois dos tipos de energia mecânica existentes: a energia cinética e a energia potencial.
Pode-se definir a energia cinética como sendo aquela relacionada ao movimento dos corpos; se um objeto qualquer estiver se movendo em relação a algum ponto, então, terá uma energia cinética em relação a este ponto. Quanto à energia potencial, é suficiente dizer que seu nome, na verdade, é Energia Potencial Gravitacional  porque ela se refere à energia que um corpo possui devido à atração gravitacional exercida por outro corpo. O exemplo mais trabalhado é a energia gravitacional da Terra.

15 outubro 2010

Luz

Um dos tópicos usualmente discutidos na 2° Série do ensino médio é a Óptica. Esta matéria encantou e inspirou muitos estudiosos das ciências durante vários séculos. E não é errado dizer que ainda se trata de um tópico deveras cativante para os cientistas atuais.

A maior dificuldade consistia exatamente em definir o que é a luz, pois, ora era tratada como um conjunto de partículas, ora, como uma onda. E, de fato, o que se observa é que a luz tanto apresenta um comportamento próprio dos corpos materiais quanto pode comportar-se como uma onda; é o que se costuma chamar de dualidade onda-partícula. Em uma analogia um pouco incomum, podemos supor que a luz tenha uma espécie de crise de identidade de modo que, se ela é sujeita a um dado experimento, ela reage como se fosse composta por pontos materiais; e, quando sujeita a experimentos diversos, reage com as propriedades de uma onda.

É por esta razão que nós costumamos estudar a Óptica dita geométrica em que a luz é vista principalmente através de seus feixes de luz ou, o que é mais comum, seus raios de luz; e, também, estudamos a Óptica ondulatória em que são analisadas características como frequência e comprimento de onda.

Dê uma olhada no material sobre a Luz disponível na Pasta.

14 outubro 2010

Viva o Machado!

Sempre que possível, eu tento tratar aqui sobre assuntos que não estão diretamente ligados à Física. Digo 'diretamente' porque ao meu ver tudo envolve a Física, mas, isto é uma outra história. É óbvio que, para mim, a Física é importante e gosto de valorizá-la ao máximo uma vez que disso depende o meu sucesso como professor, mas, nunca deixo de dar a devida importância a outras disciplinas que fizeram e ainda fazem a diferença em minha vida. Costumo dizer aos alunos a evidente afirmação: "Todas as disciplinas são importantes, inclusive a minha, mas, de todas elas, deve-se dar prioridade especial ao Português". Aquele que não age assim, usualmente não se sai bem em outras matérias. E o motivo é claro: sem a correta interpretação dos enunciados, não é possível chegar a resposta alguma. Quando estudante, cheguei a cogitar a possibilidade de fazer o curso de Letras. Gostava muito de ler e, ousadamente, até escrevi algumas poesias que, digamos assim, não eram péssimas, mas, o fato é que este gosto pelas palavras ainda me acompanha. Tive a sorte de conhecer um professor que mudou minha forma de vê-las e que me incentivou bastante; professor Edemir de Língua Portuguesa. Quem não gostava de suas aulas? Até os menos dados aos estudos, paravam para lhe ouvir! Não há dúvida de que os seus ensinamentos marcaram muitos e comigo não foi diferente.

Bem, mas, enfim, às vezes, ouço alguns alunos dizendo que não gostam de ler e que não gostam da obra de Machado de Assis. Acho isto muito estranho porque, pra mim, ler Machado sempre foi um prazer. Ele não é referido como o maior escritor brasileiro ao acaso. Seus textos são muito bem elaborados e quanto mais você os lê, mais os admira. E este vislumbre só aumenta quando você passa a conhecer a sua história pessoal. Os problemas de saúde, a dedicação ao trabalho, o preconceito, o amor pela esposa; não há quem negue que ele foi grande apenas por ter passado por tudo isto de forma tão digna. Machado faleceu em 1908 e em 2008 foi comemorado o centenário de sua morte com uma homenagem: uma página toda dedicada a ele no site do Domínio Público: http://machado.mec.gov.br/. Lá você tem acesso a sua obra; todos os contos, romances, críticas, poesias. Quem ainda não visitou, deveria; é uma ótima oportunidade de conhecê-lo.