Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

15 outubro 2010

Luz

Um dos tópicos usualmente discutidos na 2° Série do ensino médio é a Óptica. Esta matéria encantou e inspirou muitos estudiosos das ciências durante vários séculos. E não é errado dizer que ainda se trata de um tópico deveras cativante para os cientistas atuais.

A maior dificuldade consistia exatamente em definir o que é a luz, pois, ora era tratada como um conjunto de partículas, ora, como uma onda. E, de fato, o que se observa é que a luz tanto apresenta um comportamento próprio dos corpos materiais quanto pode comportar-se como uma onda; é o que se costuma chamar de dualidade onda-partícula. Em uma analogia um pouco incomum, podemos supor que a luz tenha uma espécie de crise de identidade de modo que, se ela é sujeita a um dado experimento, ela reage como se fosse composta por pontos materiais; e, quando sujeita a experimentos diversos, reage com as propriedades de uma onda.

É por esta razão que nós costumamos estudar a Óptica dita geométrica em que a luz é vista principalmente através de seus feixes de luz ou, o que é mais comum, seus raios de luz; e, também, estudamos a Óptica ondulatória em que são analisadas características como frequência e comprimento de onda.

Dê uma olhada no material sobre a Luz disponível na Pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou da postagem e quiser expressar sua opinião, fique à vontade. Vale dizer que os comentários estão sujeitos à minha aprovação.