Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

16 outubro 2010

Energia

Para a galerinha das primeiras séries, ficou reservado o estudo da Energia. Este tópico é fundamental pois a energia está presente em tudo e de várias formas sendo que o aluno deve saber distingui-los e entender uma das ideias mais importantes a este respeito: a impossibilidade de se criar ou destruir a energia. O que acontece é que as diferentes formas de energia estão em constante transformação. Deste modo, a energia química dos gases nos botijões se transforma em energia térmica que aquece os alimentos; a energia mecânica das quedas d'água nas hidrelétricas se transforma em energia elétrica; a energia da rede elétrica em nossas casas se transforma em energia mecânica nos liquidificadores e assim por diante.

O que nós faremos é restringir um pouco este estudo a apenas  dois dos tipos de energia mecânica existentes: a energia cinética e a energia potencial.
Pode-se definir a energia cinética como sendo aquela relacionada ao movimento dos corpos; se um objeto qualquer estiver se movendo em relação a algum ponto, então, terá uma energia cinética em relação a este ponto. Quanto à energia potencial, é suficiente dizer que seu nome, na verdade, é Energia Potencial Gravitacional  porque ela se refere à energia que um corpo possui devido à atração gravitacional exercida por outro corpo. O exemplo mais trabalhado é a energia gravitacional da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou da postagem e quiser expressar sua opinião, fique à vontade. Vale dizer que os comentários estão sujeitos à minha aprovação.