Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

26 junho 2010

Por que estudar física?

Muitos alunos, principalmente nas vésperas das provas, ou mesmo longe destas quando estão absortos e perdidos sabe-se lá em que dimensão, costumam questionar sobre a utilidade da Física. Acham estranho que alguém possa ter interesse por tal matéria e perguntam por que motivo eu decidi fazer Física. Na tentativa de responder a estas questões, eu sempre digo que meu interesse pela Física se deve ao fato de encontrá-la em tudo. Estudar Física é tentar entender a Natureza e é isto que me estimula porque não há nada mais desafiador do que o prazer de desvendar mistérios e a Natureza está cheia deles. A cada conceito com o qual você se familiariza, porque, acredite, na maioria dos casos, dizer que você entendeu pode ser um tanto pretensioso, você se aproxima mais deste belíssimo enigma. O maior problema enfrentado pelos alunos é exatamente o despreparo em relação às habilidades matemáticas mínimas. É necessário entender que sem estes alicerces, não se consegue fazer muita coisa, pois, não é possível desenvolver a capacidade de abstração tão importante no aprendizado da Física.

Quanto à utilidade da Física, basta olhar o mundo ao seu redor. Sem ela, nós estaríamos muito longe do conforto a que estamos acostumados. Por exemplo, não haveria automóveis, pois estes usam motores cuja construção só foi possível com os estudos das máquinas térmicas. Um aluno que more a 15 km da escola e que entre às 7h da manhã pode acordar por volta das 6h, pois, em média, de ônibus, demora-se cerca de 25 min para fazer este percurso. À pé ou à carroça, ele teria que acordar mais cedo;  Não haveria geladeiras, também oriundas do estudo das máquinas térmicas; Não haveria luz elétrica, o que impossibilitaria o estudo noturno, por exemplo; E muitas outras coisas como o funcionamento de todos os equipamentos elétricos existentes entre os quais o ferro de passar, a máquina de lavar roupa, a televisão, o rádio, etc, aliás, nem teria tudo isto; não haveria celulares. E, sejamos sinceros, os adolescentes certamente não conseguem viver sem os celulares; não haveria computadores, fundamentais e presentes em praticamente tudo; não haveria os equipamentos médicos tão importantes na descoberta dos males que nos aflingem; enfim, poderíamos citar mais exemplos durante horas e, provavelmente, não chegaríamos ao fim.

Só espero que, depois de ler isto, você se convença de que estudar Física é sim muito importante e que, com certeza, não é em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou da postagem e quiser expressar sua opinião, fique à vontade. Vale dizer que os comentários estão sujeitos à minha aprovação.