Olá, este blog tem como objetivo auxiliá-lo em seus estudos. Você poderá baixar alguns arquivos como listas de exercícios e textos em geral clicando em "Pasta" no menu abaixo. Não deixe de conferir as dicas e vídeos que eventualmente serão postados. Abraço.

07 abril 2011

Anomalia Pioneer

Impressão de artista da Sonda Pioneer 10. Nasa.

No início dos anos 70, duas sondas denominadas Pioneer foram lançadas com o objetivo de se estudar os planetas Júpiter e Saturno. Viajaram a uma velocidade de 51000 km/h. A Pioneer 10 demorou 4 meses para chegar à Júpiter e a Pioneer 11 levou 7 meses para alcançar Saturno. Como as sondas foram programadas para emitir periodicamente dados de seu posicionamento à Terra, constatou-se que as sondas não estavam tão longe quanto deveriam. Parecia haver uma força  puxando-as para trás. Por muito tempo, levantaram-se hipóteses para justificar tal fato, mas, só agora, cientistas portugueses parecem ter desvendado o mistério. A perda de velocidade se deu devido à emissão de calor que, refletida na antena da sonda, provocava uma desaceleração pequena, mas, suficiente para diminuir significativamente sua velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou da postagem e quiser expressar sua opinião, fique à vontade. Vale dizer que os comentários estão sujeitos à minha aprovação.